quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Testemunhos das 3 profissionais do CNO da ESVN




Não se tratando de um curso ou de um processo escolar, o processo RVC resulta da reflexão de cada adulto acerca das suas aprendizagens, orientada por uma equipa de profissionais e formadores, com vista à abordagem, em registo escrito, de um conjunto de critérios pré-definidos num Referencial de Competências-Chave, correspondente a cada nível (básico e Secundário).
Como este processo tem um cariz individual, nem todos os candidatos a certificação têm perfil para uma equivalência ao nível pretendido, devendo ser orientados para outros percursos formativos complementares. Esta situação verifica-se sobretudo no nível secundário, onde os adultos em processo poderão ser encaminhados para outras ofertas formativas, obtendo em RVCC uma certificação parcial.
Enquanto profissionais de RVC, desde Setembro de 2008, consideramos que para os adultos este processo é crucial, visto que resulta num aumento significativo da sua valorização pessoal e social e num reinvestimento na formação. Acresce ainda o facto de cada PRA (Portefólio Reflexivo de Aprendizagens) ser o testemunho de vivências singulares e conhecimentos empíricos – alguns perdidos no tempo - que por este meio se preservam.
O facto de cada uma de nós derivar de formações diferentes, desde psicologia a história, complementa o nosso trabalho, promovendo-se assim a entreajuda e o trabalho em equipa.
A todos os adultos certificados e em processo o nosso obrigado pelos momentos vividos e experiências partilhadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário